Tuesday, May 8, 2012

SENSACIONALISMO DE LUIZ DATENA

O sensacionalismo de Datena

Patricia Haddad | Thu, 24 April, 2008 | 06:29 PM

Tem horas que não dá para agüentar o Datena. Ele faz coisas no programa dele, o Brasil Urgente, que são uma verdadeira palhaçada. Agora mesmo o helicóptero da Band está sobrevoando a região onde fica o edifício London, em São Paulo, de onde a menina Isabella Nardoni foi jogada. Enquanto ele fala sobre a reconstituição do crime, as imagens mostram luzes piscando em algumas varandas. Datena diz que aquilo é um sinal da audiência do programa. Até aqui, tudo bem. Eu acredito que de fato alguns telespectadores, ao verem seus edifícios focalizados, possam estar fazendo essas gracinhas.

O apresentador começa, então, a questionar o fato de a reconstituição ter sido marcada para domingo. Para ele, isto vai alterar toda a rotina das pessoas que moram na área próxima, como se a rotina já não estivesse alterada desde o dia 29 de março e como se ela não fosse alterada em qualquer dia que marcassem o evento. Datena diz que domingo as pessoas estão em casa, não têm o que fazer, e por isso vão tentar se aproximar do local, atrapalhando o trabalho da perícia. E fica repetindo, indignado, que não entende por que a polícia marcou a reconstituição para um domingo. Ora, em vez de criticar a polícia, que use então o seu ibope para pedir que as pessoas não tentem assistir à reconstituição de perto! Durante a semana seria muito pior, com as pessoas precisando sair para seus afazeres diários, como trabalho e escola. Mas Datena não pensa nisso.

Não satisfeito, Datena começou a dizer que as luzes piscando são de moradores que estão instisfeitos com o tumulto que vai acontecer no próximo fim de semana. E está promovendo uma verdadeira palhaçada agora, pedindo que as pessoas que concordam apaguem as luzes, para logo em seguida pedir que quem acha que vai ser incomodado pisque as luzes e por aí vai. Em determinado momento ele ressalta que um edifício está completamente apagado, um sinal de que os moradores não querem a reconstituição no domingo. Mas aí o repórter a bordo do helicóptero alerta que o prédio é novo e ainda está vazio… Falta de assunto para encher esse Brasil Urgente é fogo! É sensacionalismo demais para o meu gosto.

* * *

Update 18:50 – Datena continua na sua árdua tarefa de colocar os telespectadores contra a decisão da polícia de realizar a reconstituição do crime no domingo. Decidiu abrir uma pesquisa. “Você faria a reconstituição no domingo? Sim ou Não?” O sim está ganhando de lavada do não, e Datena está com cara de tacho. Bem feito.

No comments:

Post a Comment